A doutrina da fé e a Iniciação à Vida Cristã (I)
A catequese de inspiração catecumenal busca restaurar o processo pedagógico e metodológico que inspirou as primeiras comunidades cristãs a testemunhar e anunciar a fé em Jesus Cristo.[1] O anúncio da fé em Jesus Cristo é o núcleo de cada atividade apostólica, de toda ação missionária, bem como o objetivo de todo processo formativo de lideranças e catequistas.[2] Isso significa compreender a ação evangelizadora da Igreja em chave querigmática.
Após a realização do Ano Catequético Nacional em 2009, a Igreja no Brasil passou a investir na formação de catequistas para um novo processo chamado Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal. Esse processo busca atualizar o significado da doutrina da fé cristã para o mundo contemporâneo.
Eis o desafio que cada catequista precisa assumir com responsabilidade: apresentar o núcleo da fé cristã – o mistério pascal de Jesus Cristo – da melhor maneira possível, de forma madura e convicta, para que as pessoas possam acolher e assimilar a doutrina da fé cristã.
As orientações da Igreja no Brasil afirmam que “O Evangelho não mudou, mas mudaram os interlocutores. Para que o anúncio do Evangelho aconteça, é necessário a devida atenção aos desafios da realidade”.[3]
Identificar a relação entre a doutrina da fé cristã e o novo processo de inspiração catecumenal é uma parte de um todo maior, que busca avançar na compreensão e na vivência concreta de fé. Embora a doutrina da fé seja explicada com preceitos e instruções, o ponto de partida é a ação da graça do Espírito Santo e a resposta humana livre e consciente ao significado de cada preceito doutrinal.
A transmissão da fé cristã está fundamentada na revelação divina, isto é, a atitude do próprio Deus de se dar a conhecer, manifestando-se aos seres humanos por iniciativa própria. É uma atitude reservada ao pleno mistério de Deus, que não se explica, apenas nos alcança, nos envolve e nos torna capazes de caminhar em sua companhia.
Portanto, a tarefa da catequese consiste na arte de ensinar esta verdade da Revelação, adaptando-se às disposições das pessoas e considerando os seus lugares e estados de vida. Inspirada na Palavra de Deus, a Igreja transmite o conhecimento da fé através dos variados atos de catequese, bem como nas ações litúrgicas e nas orações, tendo sempre como referência os argumentos da doutrina.
Ao consultar o verbete “doutrina” no dicionário, encontramos as seguintes contribuições:
a) “1. Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. 2. Instrução”.[4]
b) “1. Princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência. 2. Erudição, saber; ensino; norma”. [5]
c) “Literalmente ensinamento. O termo ‘doutrina’ tem diversos níveis de significado segundo seu contexto. O nível inferior [...] é sinônimo de ‘opinião’ [...]. Outras vezes é usado para se referir ao discurso teológico – como quando se fala, por exemplo, da ‘doutrina da salvação’, referindo-se à soteriologia, ou à ‘doutrina da igreja’, para se referir à eclesiologia.[6]
d) “Um conjunto coerente de ideias destinadas a ser transmitidas pelo ensino [...]. A doutrina não desce às aplicações práticas, mas permanece no plano dos grandes princípios”.[7]
Com base nessas definições, cabe uma reflexão sobre o que compõe a doutrina cristã, ou seja, qual o conteúdo da fé cristã que é anunciado, celebrado e concatenado de maneira sistemática como saberes da fé desenvolvidos e transmitidos de geração em geração. O que a doutrina cristã deve organizar de maneira sistemática e orgânica?
O Diretório Catequético Geral (1971) contribui para esta resposta indicando que a doutrina deve guardar a mensagem cristã destinada a todas as pessoas:
“A revelação é a manifestação do mistério de Deus e de sua ação salvífica na história, feita ao homem por comunicação pessoal de Deus, e a matéria desta comunicação constitui a mensagem da salvação que deve ser pregada a todos os homens. [...] Para atingir este objetivo, a catequese, não só deve manter íntima atenta ligação com as diversas formas de vida da comunidade eclesial, mas também esforçar-se para promover uma aproximação mais estreita entre as possíveis formulações da mensagem divina e as várias culturas e maneiras de falar de povos”.[8]
De modo sintetizado, a mensagem guardada e transmitida pela doutrina cristã se expressa da seguinte forma: “a revelação de Deus e o que Deus fez, faz e fará por nossa salvação. O mistério de Deus em sua intervenção na história encontra em Jesus o momento culminante e definitivo”.[9]
Portanto, a tarefa da catequese que está a serviço da Iniciação à Vida Cristã, quando resgata um método do Catecumenato, que sustentou as primeiras comunidades, inspirando-se nesse método para renovar a transmissão da fé em nossos dias, é despertar a fé que decorrer do Querigma: “Jesus Cristo, ungido com o Espírito Santo e com poder, que passou por toda parte fazendo o bem, e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo; pois Deus estava com ele. Eles o mataram, suspendendo-o no madeiro. Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia” (At 10,38-40).
O anúncio do núcleo da fé cristã é resultado de uma catequese que se entende empenhada em suscitar a chama da fé presente em cada pessoa humana. E depois que desperta para a fé em Deus, contribui na educação sistemática e progressiva, momento oportuno para a contribuição da doutrina cristã, desenvolvida pela Tradição e pelo Magistério da Igreja.
Sendo assim, é preciso compreender que doutrina não é uma frase isolada, uma prescrição de preceito ou um código abstrato. A doutrina não representa uma escolha pelo rigorismo, mas também a ausência dos preceitos leva ao laxismo. Doutrina é um conjunto de princípios que se organizam para explicitar uma verdade de fé maior, estando a serviço do amor de Deus, que sempre deseja se manifestar ao ser humano.
Enfim, o conjunto de princípios relacionados à fé cristã, está sempre centrado na pessoa de Jesus de Nazaré, o Cristo da fé, que foi obediente ao Pai, esvaziou-se de sua forma divina para se tornar semelhante aos homens e lhes mostrar o caminho de retorno ao Pai (Fl 26-8; Jo 14,5-12).
O ensino realizado pela doutrina é a maneira pela qual a Igreja busca se assemelhar à pedagogia divina para comunicar unicamente o Amor que resgata, promove e salva. A doutrina cristã, como o próprio termo indica, é arte de sempre apontar para Cristo Jesus, que, por meio de sua própria vida, educou seus seguidores com gestos concretos e palavras que conectavam a vida com a fé. Em resumo, a doutrina cristã molda o coração e orienta a consciência na direção das obras que edificam do Reino de Deus.
Ariél Philippi Machado
(Catequista na Arquidiocese de Florianópolis (SC), teólogo e especialista em Iniciação à Vida Cristã)
Imagem: pexels.com
[1] Ver: <https://www.catequesedobrasil.org.br/noticia/a-inspiracao-catecumenal-da-iniciacao-a-vida-crista>.
[2] Ver: <https://www.catequesedobrasil.org.br/noticia/a-vocacao-de-catequista-na-iniciacao-a-vida-crista>.
[3] CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS O BRASIL. Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários. 2. ed. Brasília: CNBB, 2017. p. 34-35. [Doc. 107, n. 51]
[4] MICHAELIS: dicionário escolar língua portuguesa. São Paulo: melhoramentos, 2008. p. 307.
[5] Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2023. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/doutrina>. Acesso em: 11 jul. 2008.
[6] GONZÁLES, Justo. Breve Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009. p. 97.
[7] ÁVILA, Fernando Bastos. Pequena Enciclopédia de Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Loyola, 1991. p. 162.
[8] SAGRADA CONGRAGAÇÃO PARA O CLERO. Diretório Catequético Geral. Petrópolis: Vozes, 1971. p. 38-39. [DCG, n. 37].
[9] GARCÍA, Jesús Sastre. Gradualidade da catequese. In: Dicionário de Catequética, p. 550.