Iniciação à vida cristã
            Formação             Iniciação à vida cristã             Apresentação dos artigos sobre Iniciação à vida cristã
21/06/2017 Maria do Carmo Rollemberg Iniciação à vida cristã Apresentação dos artigos sobre Iniciação à vida cristã
A+ a-
Maria do Carmo Rollemberg

A Iniciação Cristã de adultos, prática antiga da nossa Igreja, foi revista e restaurada pelo Concílio Vaticano II. Desde então, a Igreja tem insistentemente proposto este modelo de Catequese e espera que ele se torne “o modelo ordinário” de Catequese em todas as comunidades, adaptado às diferentes situações locais e, também, às diversas faixas de idades. 

No Brasil, a CNBB, há muitos anos, tem se voltado ao tema da Iniciação à Vida Cristã, em diferentes âmbitos – das Assembleias dos bispos a eventos diversos com catequistas, da publicação de textos de estudo à divulgação de artigos sobre aspectos específicos da Iniciação. Na última Assembleia dos bispos, em abril, o tema central, mais uma vez, foi “Iniciação à Vida Cristã”. Essa insistência demonstra preocupação com a educação da fé e convicção quanto a adotar esse modelo entre nós. 

Muito tem sido dito, escrito e questionado ao longo do tempo sobre a Iniciação à Vida Cristã, é verdade. Mas, ainda há muitos – catequistas, e não só! – que identificam a necessidade de conhecer mais e melhor o tema, para introduzir em suas comunidades esta modalidade de catequese. 

Por isso, propomos aqui um espaço para apresentar e analisar diversos aspectos relacionados à Iniciação à Vida Cristã, procurando contribuir para que este tema seja, de fato, conhecido e compreendido pelas comunidades eclesiais em todos os cantos do país. Nosso objetivo é colaborar para que os itinerários com crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam assumidos com convicção, discernimento e conhecimento. 

A cada quinze dias será divulgado um novo texto para estudo – pessoal e/ou em grupo – e algumas questões para auxiliar a reflexão sobre o tema. Queremos que este espaço seja nosso, para partilharmos conhecimento e experiências, porque “Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências” (DAp 14). 

Que Maria, Mãe de Jesus e nossa mãezinha, nos conduza neste caminho! 

Maria do Carmo Rollemberg

Catequese com Adultos – Paróquia Catedral

Arquidiocese de Maringá

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...