Memória
            Pelo Brasil             Memória             CATEQUESE RENOVADA (1983) - Um documento emblemático
05/07/2017 Ir. Israel José Nery Memória CATEQUESE RENOVADA (1983) - Um documento emblemático
A+ a-
Ir. Israel José Nery
Documento Catequese Renovada

Um Documento da CNBB. A Conferência Nacional dos Bispos é um precioso meio de firmar a união e a ajuda mútua entre os bispos e as Igrejas locais, realizar estudo do que acontece no mundo e na Igreja, sobretudo no Brasil, e traçar orientações pastorais gerais para a missão da Igreja. O Doc “Catequese Renovada, Orientações e Conteúdo” (CR), aprovado por unanimidade, em abril de 1983, é um texto oficial dos bispos do Brasil, que se tornou um marco divisório na historia da catequese de nosso País. 

Além de estar em sintonia com toda a caminhada renovadora da Igreja depois do Concílio até 1982, o Doc CR é uma resposta concreta ao que o Papa João II disse aos bispos do Brasil, em Fortaleza-CE, em 10/07/1980: “A catequese é uma urgência. Só posso admirar os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade”. Ele confirmava o que havia escrito em sua Exortação Apostólica A Catequese Hoje (Catechesi Tradendae-1979), no número 63: “se a catequese for bem feita nas vossas Igrejas locais, tudo o mais será feito com maior facilidade”. 

Mas, por que “Catequese Renovada”? Primeiro, porque o catecismo (como era entendido e praticado) já não mais respondia de modo suficiente, ao que a Igreja estava realizando para se renovar a partir do Concílio Vaticano II. Segundo, porque o mundo havia mudando muito e, certamente, continuaria em acelerada e ampla mudança, em tudo. Ora, isso exigia dos católicos nova compreensão e vivência da fé, nova visão da vida e da história, nova compreensão de Igreja e renovado ardor missionário.

Não era mais possível se limitar aos compêndios, resumos da fé cristã na “aula de catecismo”, sem levar em conta a pessoa do catequizando (família, experiência religiosa, situação social, participação, etc.). E, também sem levar em conta as mudanças dentro da própria Igreja (na sua auto compreensão, nas suas celebrações, na vida dos padres, e o que vinha dos ensinamentos do Concílio, dos Papas, dos Sínodos, da reflexão dos teólogos, etc.). E, ainda, as conquistas das ciências, dos Meios de Comunicação Social, das novas metodologias de ensino e, sobretudo da Pedagogia de Jesus, as mudanças na política, na economia, na cultura, na maneira do povo viver a religiosidade. Quem não se atualiza e nem se renova fica anacrônico, isto é, fora do tempo, desencarnado. 

Mas em que consiste mesmo esta Catequese Renovada? Consideremos: Primeiro é importante ir além do Documento, pois trata-se de vida e não de papel escrito. Segundo, já com seus 35 anos da publicação o Doc. CR, caiu no esquecimento. Entretanto ele é fundamental para compreender o hoje e o amanhã da renovação da Catequese no Brasil. 

Catequese Renovada é: a) um processo de vida pessoal e comunitário (e não um mero cursinho de religião apenas para conhecer as verdades da fé cristã, preparar para algum sacramento); b) neste processo acontece aos poucos uma profunda experiência de encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que nos leva, pelo Espírito Santo, ao Pai; c) e neste processo, acontece ainda, a interação entre fé e vida, entre os conteúdos das verdades cristãs e a vida da pessoa, do grupo, da família, da sociedade; d) a CR nos educa para a vida de fé, o compromisso com a Comunidade Eclesial e o engajamento na missão da Igreja, que é a construção do Reino de Deus, já aqui na história. (Continua...) 

Ir. Israel José Nery

Foi assessor nacional de catequese, é Catequéta e autor de vários livros de catequese

Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
Leia os artigos...
                  
Receba as novidades da Catequese do Brasil. Cadastre seu e-mail...