A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá de 21 a 23 de agosto, de forma online, o Seminário Nacional da Animação Bíblica da Pastoral (ABP), com o objetivo de envolver os diversos representantes diocesanos e oferecer uma reflexão a respeito do que é a ABP e caminhos para sua implementação. São convidados a participar bispos, padres e cristãos leigos envolvidos no trabalho de Animação Bíblica da Pastoral nos regionais e dioceses.
“Os esforços da Animação Bíblica da Pastoral são fundamentais para que a ação evangelizadora da Igreja não perca de vista a Sagrada Escritura como sólido fundamento e como luz que indica o caminho que nos faz, inclusive, evitar a autoreferencialidade”, afirmou uma das assessoras da Comissão, Mariana Venâncio.
Mariana Venâncio enfatizou, por meio de um vídeo de divulgação do Seminário, que a Comissão tem se empenhado em oferecer formação e subsídios para as equipes de Animação Bíblica da Pastoral em todo o Brasil. Por isso, o Seminário se constitui mais uma forma de atender a esse objetivo.
A iniciativa será realizada por meio da plataforma ZOOM e reunirá ao menos um representante de cada diocese do país para abordar temáticas ligadas à ABP, como o que é a ABP a partir do documento 111; experiências da ABP segundo os pilares da formação, anúncio e oração; história da ABP no Brasil, entre outros.
“Se você se envolve em algum trabalho da Animação Bíblica da Pastoral, círculos bíblicos, oração e anúncio da Palavra de Deus, você é nosso convidado especial!”, convida Mariana.
O Seminário Nacional da Animação Bíblica da Pastoral (ABP) será aberto sempre às 8h30 com uma oração inicial e na sequência uma saudação inicial.
As primeiras conferências serão sobre a História da Animação Bíblico-Pastoral no Brasil; Círculos bíblicos e Comunidades Eclesiais Missionárias e Mês da Bíblica: origens, frutos e perspectivas.
As outras conferências serão sobre um panorama do Documento 111 ; Experiências de ABP segundo os eixos da formação, anúncio e oração e a Carta aos Efésios.